Fazer uma mala de viagem pode ser uma situação muito stressante. A ideia que vamos passar dias fora de casa e pode faltar algo. Algumas pessoas queixam-se que não têm jeito, outras que a mala fica uma confusão e no destino não conseguem encontrar nada. Mas tudo isto tem solução. E não precisa de ser complicado, nem difícil, aliás, até pode ser bastante divertido, se seguir as minhas dicas.

1.Verifique sempre a meteorologia antes de fazer a mala.

Para escolher a roupa, convém saber quais serão as temperaturas, right? Hoje em dia as Apps de meteorologia são muito fidedignas e eu não prescindo desta informação extra no momento de fazer a mala. Sabia que, hoje em dia, além das temperaturas mínimas e máximas, a maioria das aplicações lhe dá o índice UV e o índice polínico?

As minhas escolhas são:

– Meteored (ios)
– The Weather Channel (ios e Android )
– Accuweather

Dica telemovel 2

2. Usar ou construir uma lista de viagem

Este passo vai-lhe permitir fazer a mala mais depressa e com facilidade. Também pode aprender a criar e sua e ainda juntar a isto os melhores truques para uma preparação incrível de férias nos encontros com organização deste mês!
Quando somos solteiros, atiramos duas ou três peças de roupa para a mala e já está! Porém, quando se junta a família à equação é multiplicar as roupas, os produtos de higiene e os extras por 3, 4 ou mais!
Ao ter uma lista pré-feita poupamos imenso tempo e evitamos esquecer de itens, que muitas vezes não são fáceis de substituir no destino, como um medicamento mais específico ou o Doudou sem o qual o nosso filho não consegue adormecer!

3. Use conjuntos de roupa harmoniosos, que permitam as melhores fotos de família!

Quando optamos por roupas que são versáteis, ou seja, em que cada peça combina com outras da mala criando o máximo de looks possível e ainda conseguimos criar uma paleta com os restantes membros da família, o resultado é épico!
Não se esqueça que de férias, é que tiramos as melhores fotografias!

4. Dobre a roupa em rolinhos para que não se amasse e seja fácil encontrar.

A técnica de rolinhos permite mudar a roupa de um lado para o outro na mala, sem ficar amassada ou enrugada. Gosto de usar especialmente para peças maiores, que ficariam esmagadas em bolsas organizadoras, como toalhas, calças e vestidos fluidos!

Na sequência de imagens poderá aprender o passo-a-passo para um rolinho perfeito da sua toalha de praia

5. Recorra a bolsas organizadoras que permitam separar a roupa por categorias.

Cada família usará esta dica como funciona melhor para a sua dinâmica. As bolsas organizadoras compartimentam todos os artigos por categoria, no interior da mala e têm-me salvo muitas vezes ao longo dos anos. Deixo-lhe aqui uma seleção de bolsas com vários formatos, para acomodar o que precisar e respiráveis (um detalhe muito importante).

 

Quais as categorias que pode criar para as suas bolsas? Veja estes exemplos:

  • Categoria de roupa: roupa interior, praia, jantar
  • Membro da família: mãe, pai, filho, filha
  • Por categoria de uso: carregadores, leituras, higiene, medicamentos, bijuterias

Na minha família usamos os três. Separamos a roupa por membro da família, conjugamos com bolsas comuns para medicamentos, proteção solar e carregadores e ainda tenho um conjunto só meu, com os kits para jantar fora!

6. Enrole o cinto na gola da camisa para que esta não se deforme

Sabe as camisas de linho maravilhosas que gostamos de vestir nas férias? Vê esta na imagem? Maravilhosa não é?
Nunca mais vão chegar amarrotadas e deformadas porque a partir de hoje vai enrolar o cinto no colarinho e protegê-lo!

7. Levar sempre um saco para roupa suja e separar a roupa à medida que vai sendo usada.

Este pequeno passo faz muita diferença. Usar um saco para roupa suja, permite não só lavar facilmente no destino de férias, mas acima de tudo porque no regresso não misturamos roupa limpa com roupa suja! Assim ao chegar a casa, o saco vai diretamente para a máquina de lavar e mesmo que não consiga desfazer a mala no próprio dia, não há nenhum problema!

8. Proteger os sapatos do resto da roupa (num saco de pano)

Os sapatos, cuja sola anda no chão, não devem ser misturados com o resto da roupa. Nem que sejam havaianas que usamos na praia… Não é higiénico! Devem estar separados, numa bolsa ou saco de pano próprio para sapatos, ou numa bolsa própria (lateral) que algumas malas têm.

9. Levar sempre um Tote bag

Em férias um Tote bag é obrigatório! Quais são as situações em que lhe dou mais uso? Sempre que quero fazer compras, sejam elas fruta ou frescos, artigos para levar para a praia ou um souvenir. Também para substituir a mala de mão, sempre que desejo andar mais leve. Leveza é tudo nas férias, não é? Quando levamos o porta-moedas, telemóvel e óculos escuros, ainda nos apetece levar uma revista e uma garrafa de água, por exemplo. É a conjugação perfeita para um Tote bag.
E não esqueçamos os extras, como os brinquedos que as crianças pedem para levar ou o porta-moedas e os óculos do marido. Todos têm algo que é preciso transportar! Escolho sempre um Tote que seja neutro e versátil, para que qualquer um de nós possa transportar!

10. Ter uma mochila com artigos para entreter as crianças, snacks e água para a viagem.

Essencial! Não conseguirá ter verdadeiro descanso se não conseguir manter as crianças entretidas, seja na viagem de carro, ou nos restaurantes, de preferência sem ter que recorrer a um telemóvel!

No interior da mochila, coloco livros de pintar, lápis de cor, dados para contar histórias e algum brinquedo pequeno que não cause um desgosto se porventura se perder ou ficar esquecido. Levo também uma lata com bolachas, garrafa de água e dois chapéus. Quando eram bebés trazia também uma roupa extra para os acidentes, mas agora não é necessário!

Agora, adorava ter a sua opinião. Conte-me como descomplica a sua ida de férias? Seja a elaborar a mala, com algo que leva para a praia ou alguma dica que queiras partilhar! Não deixe de espreitar os encontros com organização deste mês!