Organizar os espaços das crianças é difícil? Não. Pode parecer difícil, mas é tudo uma questão de criatividade e persistência. Neste artigo reuni as dicas mais importantes que uso para tornar os espaços das crianças mais funcionais e cativantes. Use estas dicas para conseguir que os seus filhos usem o espaço sem parecer o pesadelo em Elm Street e que ainda seja fácil arrumar de volta.
Atenção, lembre-se que o espaço só estará organizado e permanecerá organizado se respeitar os limites que existem. Numa caixa onde cabem 30 bonecas não é possível colocar de forma organizada 50. Tampouco será possível encontrar a boneca que precisa com facilidade. Por isso lembre-se que o primeiro passo é a edição. Pode conhecer melhor o meu método de organização aqui. Agora vamos às dicas.
5 dicas de organização infantil que vai querer implementar
Em primeiro lugar, convido-a a olhar para o quarto das crianças. Responda a estas perguntas:
- Consegue identificar o que é mais problemático?
- O que se tende a acumular?
- Quais os brinquedos com que as crianças brincam mais?
- Para quais ainda não encontrou uma solução?
Se quiser um plano para organizar a divisão, pode usar o meu plano e ler o artigo como planear a organização de qualquer divisão aqui
Não salte a etapa em que pensa e analisa o espaço, acredito que esteja cheia de vontade de colocar mãos na massa, mas esse passo é muito importante.
Vamos às dicas de organização infantil?
1.Reduza o espaço ocupado por puzzles e jogos
Se tem muitos puzzles ou jogos, considere a possibilidade de os armazenar em capas plásticas transparentes.
Tem inúmeras opções na amazon espanhola, deixei o link das minhas preferidas na imagem. São as que têm fecho eclair, o que impede que os puzzles caiam enquanto as crianças transportam. Não são caras. Pode e deve cortar a imagem do puzzle que guarda no interior e colocar visível. No que diz respeito a espaço, esta opção ocupa cerca de 20% do espaço em relação a manter os itens nas caixas.
2. Aposte em caixas transparentes
Se usa gavetas ou recipientes opacos torna-se mais difícil para a criança ver o conteúdo do interior. Vai perceber que as etiquetas podem ser boas amigas, mas nada facilita tão rapidamente como uma caixa em que conseguimos ver para o interior.
Considerações que deve ter: ajustar o tamanho da caixa à quantidade de brinquedos e dimensão dos brinquedos. Se não for encaixar num móvel de prateleiras tipo cubo, ou estante, deve assegurar-se que são caixas com tampa e empilháveis (pode ver na lista de produtos que deixei no final).
Algumas indicações e exemplos de caixas abaixo:
- Barbies, carrinhos, material de trabalhos manuais – tamanho de caixa de sapatos (aprox 10 litros)
- Colecções tipo: Lol, heróis da Marvel, playmobil – tamanho de 30l
- Quando pretende alguma categorização (por exemplo: as roupinhas das bonecas, material de escrita), ou é algo usado por uma criança pequena com bastante frequência, pode usar blocos de gavetas transparentes.
3. Não deixe de usar etiquetas
Nesta fase (que deve ser a última do processo de organização) deve pensar como vai tornar mesmo fácil, para o seu filho/a encontrar algo. É ainda mais importante se não tens as caixas transparentes.
Pode recortar e colar imagens (para crianças mais pequenas funciona muito bem), pode imprimir etiquetas a cores, em formato de cartão de visita como eu fiz na imagem abaixo ou ainda comprar pré-feitas. Pode escrever em etiquetas de ardósia (quando eles já sabem ler). Todas as opções são económicas e acredite que fazem mesmo muita diferença.
Pode ver aqui algumas imagens de trabalhos de organização que fiz e dos marcadores em giz pastel
Versão Miniatura das etiquetas que fiz no canva – depois foi só imprimir em folhas de cartão de visita e colar com fita adesiva dupla face
4. Pense como o seu filho
Um erro que cometemos é “organizar à nossa maneira”, quando são as crianças que usam o espaço. Se não for fácil e intuitivo para eles, coisas más vão acontecer… Vão desarrumar tudo enquanto procuram, não vão devolver os itens ao lugar e vai ter o dobro do trabalho depois.
Já se questionou porque é que na sala do pré-escolar não está tudo desarrumado?
Convido-a a olhar para uma sala dessas com atenção, porque o modelo de organização é precisamente o mesmo que as PO’s usam. Tudo o que é para usar está ao acesso, há áreas na sala consoante a categoria/atividade que vai acontecer e cada criança sabe o que é seu e o que é comum, porque tudo está devidamente etiquetado (muitas vezes com a imagem da criança). Acabei de dizer algo muito importante, que nos transporta para a última dica.
5. Não tenha tudo acessível todo o tempo
Por duas razões:
- o excesso traz confusão, indecisão e não faz nada bem às crianças. Ambientes sobrecarregados e com muita tralha, podem causar sintomas parecidos ao stress pós-traumático, pode ler um post sobre o tema aqui.
- Além de fazer mal às crianças também faz às mães. Faça um rodízio de brinquedos, use móveis baixinhos para o que quer deixar acessível e o resto coloque mais alto. Depois basta ir trocando os brinquedos. Acredite que será muito mais apelativo para as crianças.
Qual a dica que vai colocar em prática primeiro? Tem alguma dificuldade para a qual gostaria de encontrar uma solução? Deixe-me um comentário, vou adorar saber e certamente poderei ajuda-la melhor!
Se quer ajuda para colocar mão na massa e organizar esse quarto de uma vez por todas, consulte o meu mini-guia, feito especialmente a pensar nos mais pequenos
Produtos organizadores sugeridos para melhorar a organização
1- Prateleira com 9 compartimentos para brinquedos
2- Organizador de brinquedos e livros
3- Bloco de gavetas transparentes
4- Caixas transparentes de 30l – conjunto de 6
7- Pack de bolsas plásticas para puzzles e documentos