1.Bancadas desocupadas

Este é o maior problema que encontro nas cozinhas que vou organizar. As pessoas não fazem uma avaliação do que usam efetivamente no dia-a-dia; por isso, têm mais coisas do que o que é necessário em cima da bancada. E o que isto faz? Não permite um uso funcional no dia a dia, porque precisamos de espaço para preparar refeições, armazenar alimentos e todas as outras atividades que realizamos na cozinha.

Se a cozinha é pequena e há muito pouco espaço de bancada, o que aconselho é recorrer a ganchos e aproveitar o máximo de espaço vertical possível. Pode ver alguns exemplos nas imagens abaixo

2. Maximização e optimização do espaço nos armários

Este passo é essencial para conseguir encontrar o que precisamos rapidamente. Também costumo usar os eletrodomésticos como referência. Por exemplo: facilita muito colocar a loiça de pequeno-almoço junto à máquina de lavar loiça e perto do frigorífico, colocar as frigideiras perto do fogão. A ideia é ter sempre mais acessível aquilo que usamos com maior frequência.
Para melhorar o espaço dentro dos armários recorro com frequência a prateleiras de pé, que não precisam ser aparafusadas e permitem acrescentar um nível de utilização. Ganchos para canecas ou xicaras também permitem aproveitar o espaço e facilitam a utilização destes artigos.

Pode conhecer algumas soluções da amazon

Prateleiras adicionais

3.Padronização de caixas de armazenamento da despensa

Padronizar caixas ou frascos permite um efeito visual muito harmonioso, mas não só. Ao contrário das embalagens, num frasco ou caixa translucido, ou transparente eu consigo saber exatamente a quantidade de produto que tenho e ainda conservá-lo melhor. Se vale a pena usar isto para todos os produtos?

Na minha opinião a escolha deve ser estratégica. Usar para os itens que usamos com regularidade e cuja compra repetimos a cada ida ao supermercado. Na minha casa uso para:

  • Aveia
  • Farinha
  • Açucar
  • Cereias
  • Massas
  • Arroz
  • Bolachas
  • Batata palha
  • Amendoins
  • Sementes (chia, linhaça)

O que escolhemos para a despensa também é valido para o frigorífico e para a arrumação nas gavetas. Por isso gosto tanto das caixas da Codil, porque para mim oferecem as dimensões perfeitas tanto para o uso e rentabilização do espaço no frigorífico, como para a arrumação na gaveta, além de serem super resistentes à lavagem, mesmo a altas temperaturas.

4. Identificação dos frascos e caixas

Identificar é fundamental para manter a organização, porque toda a família usa o espaço. Se queremos que a organização se mantenha, não podemos assumir que todos sabem exatamente onde algo está, por isso este passo ajuda a que todos devolvam os itens ao seu lugar.
A identificação pode ser feita de diversas maneiras, eu gosto muito de usar etiquetas de ardósia, mas também podes recorrer ao papel ou ao vinil. O cuidado a ter é pensar se é um recipiente que terá que ser lavado muitas vezes, porque nem todos os sistemas se adaptam à lavagem na máquina.

Etiquetas pré-impressas em vinil

Etiquetas ardósia para cestos

Etiquetas solúveis para caixas de alimentos

Rolo de etiquetas de ardósia

 

5. Ecopontos

Um bom sistema de Ecoponto é fundamental.
Já sabemos que não é possível ignorar a gestão dos resíduos gerados na cozinha. Por isso, um bom ecoponto que permita a separação eficaz e limpa do lixo reciclável é obrigatória.
Há várias opções e a maior limitação será o espaço disponível, uma vez que este é um ‘item’ que ocupa algum espaço. O que aconselho é o seguinte. Se tem pouco espaço tente optar por ecopontos empilháveis. Soluções que encaixam ou que têm tampa também permitem essa gestão.
Outro ponto importante será a escolha de um ecoponto fácil de transportar e de lavar.
Conheça as opções que lhe mostro abaixo:

 

Caso queira fazer compras na Codil pode usar o meu código de desconto DIANAORG e terá 15% de desconto nos produtos da Codil. Esta oferta é limitada ao período da campanha.

Qual destes essenciais sente que tem descurado? Conte-me nos comentários.

 

Se gostava de aprender mais sobre o tema de organização da cozinha aconselho este livro:

 

Nota: este artigo contém links de afiliado, o que significa que a cada compra que fizer receberei uma pequena comissão. Isto não afeta em nada a sinceridade da minha opinião, nem o preço que paga pelo artigo.