Existe uma vida antes dos filhos e outra depois.
Eu adoro ler, e praticamente deixei de o fazer nos primeiros anos após ser mãe. Não só pelo cansaço físico, mas especialmente pela falta de disponibilidade mental. Sentia-me demasiado cansada para acompanhar qualquer leitura. Demorei algum tempo a adaptar-me à falta de horários e rotinas da maternidade.
O facto é, que sentia muita falta da leitura e cada vez que tentava não conseguia sair das primeiras páginas… Quando voltava a pegar no livro, já não me lembrava do que ficara para trás e pouco a pouco perdia a motivação.
Mas, como não sou de desistir do que é importante para mim, fui tentar perceber como poderia resolver isto.
Hoje partilho consigo 6 dicas que pode começar a colocar em prática para retomar as leituras, aproveitando cada bocadinho. Porque afinal, embora a nossa vida seja atarefada, arranjamos sempre um bocadinho para o importante para nós. Não concorda?
1.Traga consigo livros em formato de bolso e ande sempre com eles na carteira.
Com as toneladas de coisas que levamos para todo o lado, não são mais uns gramas que vão fazer diferença. Entre consultas ou à porta da escola vai sempre arranjar uns minutinhos para ler.
5 Livros super pequeninos em formato de bolso:
– Caderno de encargos sentimentais de Inês Meneses
– Maktub de Paulo Coelho
– Gerir o seu Dia a Dia: Crie a sua rotina, defina os seus objetivos & estimule a sua mente criativa de Jocelyn K. Glei
– O gato malhado e a andorinha sinhá, uma história de amor – Jorge Amado
– The Little Book of Tidying: Declutter your home and your life – Beth Penn
2. Coloque a leitura na sua lista de tarefas semanal.
Por mais ridículo que lhe pareça, nem que sejam 5 páginas, duas vezes por semana. É uma questão de recriar o hábito de ler e por pouco que seja vai fazer diferença. Comprometa-se em fazê-lo todos os dias
3.Use um e-reader. Pode ser um kindle, ou kobo ou outro qualquer.
Consegue ter dezenas de livros, pdfs. Pode ler amostras gratuitamente, sublinhar, fazer anotações e mexer no tamanho da fonte. Um detalhe espetacular é a iluminação ser semelhante ao papel, por isso não cansa os olhos. Eu tenho o Kindle paper white há vários anos e anda sempre comigo. Esperar nunca mais foi aborrecido!
4.Use uma App para ouvir livros.
Eu uso regularmente a Audible da Amazon, onde oiço audiolivros (o livro a ser lido na íntegra pelo autor ou um narrador). Aproveito o tempo das viagens de carro sozinha para ouvir livros. Além de termos direito ao primeiro mês grátis, existe toda uma biblioteca de conteúdos ótimos incluídos e gratuitos. O melhor que ouvi (e realmente mudou a minha vida foi Start Here with Mel Robbins.
Também existe outra possibilidade que é a app Blinkist, que tem um serviço de subscrição. Através de uma subscrição, a app oferece o resumo de livro e podcasts em apenas 15 minutos, explicando as ideias principais. Pode ser uma alternativa para quem não tem efetivamente mais tempo para dispensar. Eu testei por três meses e gostei muito. Recebe o conteúdo bem digerido e fica com a ideia principal do livro. Até pode funcionar como apoio na tomada de decisão sobre se deve ou não comprar um livro.
5. Comece com livros menos exigentes mentalmente.
Dos que conjugam leitura e journaling ou de crónicas, basicamente livros que não exigem tanta atenção, que podemos passar alguns dias sem ler, sem perder o fio à meada.
Se gostava de conhecer algumas das minhas leituras preferidas, não deixe de se inscrever na newsletter, partilho sempre por lá o que estou a ler.
Links úteis :
Conhecer o kindle paperwhite