Nome: Drop the Ball
Autora: Tiffany Dufu
Publicado pela Editora: Penguin (só existe em inglês)
Podes comprar o livro aqui
Pequena Bio sobre a Autora (wook)
Tiffany Dufu é uma autora, palestrante e defensora da liderança feminina. Reconhecida como uma das líderes mais influentes no movimento pela igualdade de género. Trabalhou em várias organizações de impacto social e foi nomeada uma das 19 mulheres mais poderosas em educação pela *Fast Company*. Atualmente, é CEO da empresa The Cru e uma voz ativa na luta por um futuro mais justo para mulheres em todo o mundo.*
O que me fez querer ler este livro?
Como mulher, mãe e empreendedora, sinto que tento constantemente equilibrar todas as áreas da minha vida.
Quando ouvi falar sobre Drop the Ball, após ver a talk da autora (inserida abaixo) fiquei intrigada pela proposta de abandonar o perfecionismo e redefinir prioridades de maneira prática e humanizada. A promessa de uma abordagem realista para aliviar a carga mental convenceu-me a dar uma oportunidade ao livro.
Frases que mais me marcaram
1. “Deixar a bola cair não significa falhar; significa escolher onde aplicar a sua energia de forma mais intencional.”
2. “Aprender a pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas um ato de liderança pessoal.”
3. “Sucesso é o progresso consistente em direção ao que é importante para si, e não uma corrida para fazer tudo ao mesmo tempo.”
3 Coisas que Gostei neste Livro
- O uso de histórias pessoais : A narrativa de Tiffany Dufu é íntima e autêntica, facilitando que me identifique com as suas lutas e conquistas. Adorei os exemplos que ela dava sobre as refeições, as vezes que o marido ficou com as crianças e as suas cobranças interiores e como o ponto de vista dela e do marido era tão diferente. Acho que isso trouxe uma visão bastante útil que podemos usar para refletir sobre as nossas próprias dinâmicas
- Dicas Práticas: O livro oferece estratégias aplicáveis para delegação, redefinição de prioridades e conversas difíceis.
- Reflexão sobre a Carga Mental: Como o livro aborda a divisão de responsabilidades nos relacionamentos foi um ponto alto para mim.
Aspetos que Poderia Melhorar
- Oferece uma perspetiva limitada. O livro concentra-se muito na experiência de mulheres em ambientes corporativos, com um privilégio socioeconómico que muitas não têm, acabando por ter poucas “soluções” para mulheres noutros contextos de menor poder de compra.
- Sugestões Idealistas: Algumas soluções parecem depender de redes de apoio sólidas, o que nem sempre é possível na realidade.
Conclusão
Para mim, Drop the Ball é uma leitura transformadora útil para quem deseja parar de lutar contra a maré do perfecionismo (com a qual quase todas sofremos) e assumir uma abordagem mais intencional na sua vida pessoal e profissional. Apesar de alguns pontos que poderiam ser mais inclusivos, as lições sobre delegação e redefinição de sucesso são incrivelmente úteis. Recomendo este livro para qualquer mulher que se sinta sobrecarregada e queira redescobrir o seu poder através da simplicidade e da colaboração consciente.
*(Fonte: Wook.pt)