Hoje apetece-me mandar à fava todo o ritual que envolve a análise prévia a entrar no novo ano. Podemos mudar a qualquer momento e sermos melhores a cada dia. Novos hábitos implementam-se a qualquer momento e para isso só precisamos de determinação.

A perfeccionista em mim sempre adorou um novo ano e aquela sensação de que a partir do dia seguinte tudo será diferente, mas na realidade isso é só uma desculpa e passado dias toda essa motivação já foi pelo cano abaixo.

Antes de dares inicio às respostas vais pegar num papel e numa caneta e escrever uma lista de pelo menos 5 coisas que fizeste no ano passado que não imaginavas que conseguirias. Posso partilhar contigo a que fiz em 2017, andou comigo na agenda o ano de 2018 inteiro (e que só este ano destralhei)

Foi um grande apoio durante os momentos mais desafiantes e este ano vou repetir.

Coisas que fiz em 2017 (e que não pensava que seria capaz)!

  1.  Curso de organizadora profissional
  2. Formação em Coaching
  3. Registei um alojamento local
  4. Concluí a BSchool da Marie Forleo
  5. Consegui que o Francisco bebesse o biberão
  6. Actuei na festa de Natal da Creche
  7. Tive a minha primeira coachee
  8. Publiquei o meu primeiro vídeo online
  9. Comecei (à séria) a destralhar e organizar a minha casa
  10. Escrevi a pessoas que admiro (só porque sim)!

Por isso desta vez quero deixar-te um desafio. Ao invés de desejos, vou-te propor que pegues num papel e caneta e respondas a estas questões. Umas são minhas, outras são de um post fantástico do Vida Organizada, outras fui recolhendo em livros e artigos que li. Divido-as contigo porque fazem aquele reality check up que nos faz falta e ajudam a dar um pequeno puxão de orelhas, para que a vontade de mudar o que pode ser melhorado dure mais do que dois ou três dias.

Preparada?

  1.  Quais são as áreas mais importantes da tua vida? ( exemplos: família, carreira, finanças, espiritual, saúde e bem estar)
  2. Para que área gostarias de arranjar mais tempo?
  3. O que gostarias de concretizar, mas que tens deixado para trás e quais têm sido os obstáculos para o fazer? (exemplos: ter mais tempo para mim, praticar um desporto, organizar a minha casa, namorar mais, viajar) O que podes fazer para melhorar um bocadinho?
  4.  Escreve uma coisa que gostarias de fazer, mas deixaste de fazer por medo? (ex: viajar sozinha, falar em público) Será que podes dar um pequeno passo para te aproximares disso (por exemplo: começar com um fim-de-semana em Portugal, juntares-te aos Toastmasters)
  5. O que podes melhorar na tua maneira de ser que influenciará positivamente a tua relação com os outros? E contigo própria? (Ex: Ser mais paciente; aprender a perdoar-me; não ser tão crítica comigo própria
  6. Que problemas são realmente importantes e precisas de resolver na tua vida?
  7.  Que hobbies e actividades da tua rotina te ajudam a descomprimir, a restabelecer energias e podes fazer mais?
  8.  Que prazos precisas de cumprir (mesmo) e sentes que estás constantemente a falhar?
  9. Com quem gostarias de conviver mais, que te faz crescer e sentir bem? Quais são as pessoas (tóxicas) que te deixam mal humorada, triste e abatida? Será que podes gerir melhor as relações com ambas e privilegiar quem te faz bem?
  10. Para terminar, vamos fazer um elogio a ti própria. Escreve bem de ti. Habilidades que desenvolveste, obstáculos que superaste, decisões difíceis que tomaste.

Gosto destas reflexões, de escrever e voltar a ler, não só no último dia, mas ao longo do ano. Espero que te ajudem a crescer e te ajudem a ajustar a tua bússola interior para que construas uma vida cada vez melhor todos os dias.

Desejo-te um excelente 2025 e fica por aqui, que vou trazer-te mais e melhor a cada palavra.