Ninguém gosta de tratar de pilhas e pilhas de roupa. Se há algo que tem tendência a afectar a rotina de uma casa é o excesso de roupa por tratar, por isso tento que isso nunca aconteça na minha casa.
No artigo de hoje, partilho alguns dos truques que ajudam a resolver problemas comuns e acima de tudo, tentam tornar esta tarefa enfadonha em algo mais divertido!
Dicas para facilitar a rotina da roupa
1.
Nunca deixe a roupa suja acumular, assim que tiver o suficiente para fazer uma máquina avance.
2.
Usar um cesto de roupa suja que permita separar a roupa clara da escura, assim consegue ter logo uma perspectiva se há roupa suficiente para uma máquina inteira e já não perde tempo a separar.
3.
Se tem crianças (como eu) ajuda imenso ter um alguidar à mão e uma barra de sabão azul e branco ou marselha. Eu tenho um escondido no armário do Wc das crianças.
Sempre que despir o seu filho e detectar uma nódoa difícil coloca logo a roupa de molho, à antiga. Até pode ser uma forma de aproveitar a primeira água de quando coloca o banho a correr!
4.
Para nódoas em roupa branca, mais difíceis pôr a “corar” ao sol, à antiga. Usar este procedimento antes de pôr a roupa na máquina de lavar. Os sprays de pré-lavagem também são uma boa ajuda, mas apenas para nódoas difíceis, porque são um agressivos para o meio ambiente.
5.
Quando colocar meias para lavar (eu faço o mesmo com quase todas as roupas interiores) coloque-as num saco de rede, além de proteger as peças mais delicadas (pode deixa-lo logo preso ao cesto da roupa suja), evita o desaparecimento de meias, um dos insólitos mistérios da vida doméstica e ainda lhe facilita quando as for estender, porque assim já podem ser estendidas juntas.
6.
Programe a máquina (se tiver essa opção) para lavar durante a noite. Além de ser vantajoso se tiver tarifa bi-horária permite-lhe estender a roupa logo de manhã, o que rentabiliza logo o processo. Acredite que custa menos. Se almoçar em casa pode apanhar logo a roupa e fica com a sensação de metade do trabalho de lavandaria já feito!
7.
Arme-se com os produtos indicados para cada situação de limpeza de roupa e não há desculpa pois são todos económicos. Isto é sabedoria do tempo das nossas avós :- Sabão azul e branco- para lavar à mão roupa com nódoas difíceis, e colocar os brancos de molho ao sol a branquear.
– Sabão de seda ou côco – para roupa de seda ou de bebé e qualquer peça que seja mais delicada.
– Vinagre de alcóool- para substituir o amaciador na lavagem de roupa comum e colorida, é excelente para tirar cheiros desagradáveis (gosto de comprar o do pingo doce, porque não tem cheiro).
– Perborato de sódio– substitui a lixívia, sem o cheiro desagradável, pode ser usado na máquina para branquear ou como anti-calcário ou para deixar a roupa de molho por pouco tempo, sem ser ao sol).
8.
Para refrescar malhas, estenda e use um copinho (50ml) de amaciador diluído no pulverizador. Borrife e pode usar quando passar a ferro (Não colocar no interior do ferro!). Além de retirar os vincos e facilitar o deslizar do ferro deixa a roupa com um cheiro muito agradável.
9.
Na altura de apanhar a roupa, usar um cesto separado, mais pequeno para colocar as meias e a roupa interior seca (caso não as passe a ferro, porque é uma perda de tempo!), assim podes sentar-se a ver televisão e a fazer pares e dobras. Esta é uma excelente tarefa para incluir as crianças.
10.
Nunca sobrecarregue a máquina, deve haver sempre espaço suficiente para abrir a mão dentro do tambor (é assim que ensino na formação de empregadas), só assim a água poderá circular e fazer com que exista movimento, que causa a lavagem da roupa.
E por aí? Algum truque que simplifique o processo de tratar da roupa que queira dividir comigo? Se tiver deixe um comentário abaixo ou envie-me uma mensagem. Vou adorar saber!
Se quiser guardar este artigo para colocar em pratica, faça pin para o seu albúm de Pinterest.
1 Comment on Dicas para facilitar a rotina da Roupa